A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras é um procedimento realizado nas pálpebras tanto inferiores quanto superiores dos olhos com o objetivo de eliminar as marcas do envelhecimento. O excesso de pele ao redor dos olhos deixa as pessoas com o olhar triste e cansado, o resultado dessa cirurgia é ficar com o olhar mais jovem e menos abatido.
Mas como é realizada, qual a sua complexidade e o que justifica o preço da blefaroplastia?
Como a blefaroplastia é feita?
Nas pálpebras superiores retira-se uma faixa de pele e a cicatriz fica localizada no sulco palpebral. Através dessa abertura é retirada parte das bolsas de gordura.
Nas pálpebras inferiores a incisão pode ser externa (excesso de pele e bolsas) ou interna (excesso de bolsas, sem excesso de pele) através da qual são retiradas parte das bolsas de gordura e o excesso de pele, quando há flacidez.
As cirurgias plásticas não são isentas de cicatrizes, no entanto é feito o máximo para que elas fiquem localizadas em posições anatômicas inaparentes. A qualidade das cicatrizes deixadas pela blefaroplastia depende de alguns fatores, como:
- Técnica cirúrgica;
- Cuidados pós-operatórios;
- Hereditariedade;
- Segmento do corpo;
- Idade;
- Qualidade da pele do paciente.
A anestesia usada preferencialmente é local com sedação, devido à pequena extensão da cirurgia e a boa qualidade dos anestésicos. A anestesia geral é utilizada apenas quando há contra-indicação clínica ou quando a blefaroplastia está sendo associada a outras cirurgias.
O procedimento dura em torno de 2 horas, porém esse tempo pode ser maior ou menor, variando em função do paciente e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.
“É importante lembrar que a blefaroplastia envolve o conhecimento do cirurgião em relação à técnica utilizada ou a necessidade de uma técnica mais elaborada. E para isso é necessário o investimento em especializações, equipamentos adequados, tempo cirúrgico e a dificuldade que cada caso pode apresentar”, ressalta o cirurgião plástico Anacleto Bassetto.
Será que posso fazer uma blefaroplastia?
Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia de pálpebras, mas sim, uma oportunidade ideal que é determinada pela necessidade de correção, seja estética ou quando a pálpebra caída atrapalha na visão.
Normalmente a cirurgia é realizada em pessoas que sofrem com olheiras e que tem bolsas de gordura abaixo dos olhos. E mais:
- Pessoas de origem oriental;
- Pessoas que não tem o côncavo marcado nas pálpebras;
- Pessoas que desejam levantar o olhar.
Ainda que cada paciente procure um resultado diferente, a blefaroplastia é realizada basicamente para proporcionar um olhar mais jovial e descansado.
Como é o pós-operatório da blefaroplastia?
O paciente permanecerá internado por até 12 horas, podendo receber alta com até 2 horas de pós-operatório. Entre o terceiro e quarto dia o paciente retorna ao consultório do médico para a revisão dos pontos. Algumas orientações devem ser seguidas à risca, como:
- Fazer compressas gelada em pálpebras a cada 1 hora nos primeiros 3 dias;
- Não fazer esforços físicos por 7 dias;
- Não coçar os olhos;
- Evitar sol por 30 dias;
- Usar óculos escuros sempre que entrar em contato com os raios solares;
- Voltará às suas atividades normais em torno de 7 dias após a realização da cirurgia.
Resultado final da blefaroplastia
Após 15 dias de pós-operatório já é possível ter uma ideia do resultado total do procedimento, o que fica melhor evidenciado na segunda ou terceira semana, lembrando que esses dados são variados de pessoa para pessoa.
No entanto, o resultado definitivo só será efetivamente observado após o sexto mês, quando a cicatriz estiver macia e clara. Quanto aos pés de galinha, mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão totalmente, havendo apenas uma melhora do estado anterior. A notícia boa é que você pode associar a blefaroplastia com outros procedimentos na área dos olhos para ter um resultado mais satisfatório.
Não se esqueça de que é necessário contar com um profissional capacitado. As pálpebras fazem parte de uma região extremamente delicada, por isso é necessário que um bom profissional realize o procedimento, pois pequenos erros podem fazer toda a diferença na harmonia do rosto e no resultado final.
Para garantir o melhor resultado na sua blefaroplastia, conte com os profissionais da Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba.
Entre em contato pelo telefone (41) 3339-6009 e agende sua consulta.