A Rinoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam há dois mil anos. É um tipo de cirurgia muito notada por seus resultados, devido ao fato de modificar sensivelmente a face do paciente. Busca-se, através dessa intervenção, não só o resultado estético, mas uma melhor funcionalidade do nariz, com preservação dos seus elementos anatômicos nobres. Alguns pacientes relatam melhora e até desaparecimento de sintomas crônicos, como coriza constante, todavia isto não pode ser assegurado para todos os casos, pois está relacionado à reação orgânica do paciente que é individual e, portanto, personalíssima.
Tipo de anestesia:
Pode ser usada tanto a anestesia local quanto a geral, ou ainda, a associada. Há possibilidade de que a escolha seja feita pelo cliente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com o cirurgião.
Tempo de duração da cirurgia:
Em média 90 minutos, podendo ser prolongado de acordo com a necessidade do caso.
Período de internação:
O período de internação será de 12 horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local mais sedação ou geral, podendo receber alta em 4 horas.
Escolha do novo nariz:
A liberdade de escolha pelo paciente do novo nariz vai até um certo limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre o paciente e o cirurgião. Alguns exemplos podem ser dados por imagens em computador, montagens, estudo gráfico do perfil, máscaras de gesso, etc., Todavia, isto não quer dizer que o resultado final seja exatamente aquele visto no desenho ou no computador, isso porque, mesmo o cirurgião fazendo uso da técnica mais correta, existe o fator pessoal de cada cliente, que vai interferir no resultado final. (Ex.: tipo de pele, idade, cirurgia anterior, etc.). Lembrar, ainda, que toda cirurgia, e em especial a de Rinoplastia, pode precisar de um retoque, o que é normal e usual.
Sangramento:
Nas primeiras 48 horas existe um sangramento que é normal, razão pela qual é colocado um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz. Esse curativo poderá ser trocado em casa, quantas vezes se fizer necessário.
Curativos:
Após o término da cirurgia o nariz é imobilizado com gesso que deve permanecer de 8 a 10 dias, período após o qual é retirado no consultório. Ele é importante para a 1ª fase de modelagem do nariz. Poderá ainda ser utilizado o tamponamento nasal (com gazes vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas.
Cicatrizes:
Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética de nariz. Deve-se isso ao fato de as incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos. Em casos especiais, quando é necessário trabalhar com as asa nasais, fazem-se pequenas incisões entre as asas e a face, o que devido à sua localização torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas. Há ainda a possibilidade de uma incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará imperceptível.
A respiração após a cirurgia:
Sempre que possível, a Rinoplastia estética procura melhorar as condições respiratórias do paciente, quando essas já são precárias no nariz original, pois, na maioria das vezes, esses problemas de devem ao desvio de septo que é corrigido no mesmo ato cirúrgico, sendo um procedimento inerente ao trabalho do cirurgião plástico. Todavia, quando a correção simultânea de septo e pirâmide nasal demanda cuidados especiais, é recomendável que a cirurgia estética se faça numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo por um especialista da área.
Pré-operatório
Exames:
- Hemograma;
- Coagulograma;
- Bioquímica: Sódio, Potássio, glicemia, creatinina, SGOT e SGPT;
- Eletrocardiograma + Risco Cirúrgico (cardiologista);
- RX de ossos próprios do nariz e septo nasal.
Orientações:
- O fumo deve ser reduzido 30 dias pré-operatório e 15 dias pós-operatório;
- Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, ocorrências como gripe, indisposição, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta;
- Internar-se no hospital/clínica, com 1 hora de antecedência;
- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia;
- Não levar jóias para o hospital;
- Jejum absoluto por 6 horas antes da cirurgia;
- Levar para o hospital todos os exames complementares.
Pós-operatório
- Evitar sol nos três primeiros dias;
- Trocar o curativo externo tantas vezes quantas forem necessário;
- Tomar cuidado especial com o gesso para não traumatizá-lo, não umidecê-lo e jamais retirá-lo. Só o cirurgião poderá fazer esta remoção;
- Voltar ao consultório para curativos e controle do pós-operatório nos dias e horário marcados;
- Evite se preocupar com as narinas obstruídas. Aguarde com paciência a retirada dos tampões (caso esteja usando-os);
- Evitar sol de praia num período de 90 dias. Poderá expor-se ao sol ocasional na rua a partir do 15º dia;
- Não usar óculos até que receba autorização para tanto;
- Obedecer rigorosamente a prescrição e orientação médica.
O resultado de uma Rinoplastia é praticamente definitivo, ressaltando-se, porém, que após os 50 anos de idade, todo nariz começa a apresentar alterações morfológicas compatíveis com a idade e devido à transformação apresentada pela pele que o reveste.