Entre pais e jovens, sempre surgem muitas dúvidas quando o assunto é cirurgia plástica. O que se pode fazer ou não fazer? Mas, em especial, o maior questionamento é a partir de que idade pode-se fazer determinado procedimento cirúrgico? Com a mamoplastia, por ser uma cirurgia no seio, e em muitos casos sua realização coincidir com a puberdade da mulher, muitas perguntas vêm à tona. Neste artigo vamos aprofundar o debate sobre qual é a idade certa para se aderir à mamoplastia, além de discutir outras importantes informações sobre o procedimento. Acompanhe:
Antes de tudo: O que é mamoplastia?
A mamoplastia é uma cirurgia que modifica o formato das mamas. No geral, as pacientes procuram a mamoplastia para tornar o seio mais harmônico e estético aos contornos corporais. A cirurgia pode ser tanto para aumentar, diminuir ou até mesmo somente para alterar a aparência estética dos seios. Outros motivos relatados com recorrência nos consultórios abrangem também a saúde, como no caso de mamas grandes, que acabam atrapalhando a mulher pelo peso e volume, causando dores nas costas, ou problemas na coluna e postura.
Qual é a idade certa para fazer mamoplastia?
Ao consultar cirurgiões plásticos, a maioria dos profissionais recomenda que a cirurgia seja feita em pacientes entre a partir de 16, 17 ou 18 anos. Essa idade pode variar, pois o que determina a fase mais oportuna para sua realização é a partir do momento em que os seios da mulher já estejam totalmente desenvolvidos, geralmente em torno de dois a três anos após a primeira menstruação. Alguns fatores influenciam em um desenvolvimento mamário mais ou menos precoce como: genética, alimentação e também fatores hormonais. Portanto, a melhor dica é sempre consultar um cirurgião plástico de confiança, para que ele faça o melhor diagnóstico e indicação para a mamoplastia. Outros fatores merecem atenção especial. Confira.
Em alguns casos, um indicativo de que a mamoplastia redutora é interessante é quando a adolescente sente dores frequentes na região lombar ou na coluna. Isso decorre geralmente devido ao volume grande dos seios.
Avalie a proporção da redução:
em pacientes com seios grandes, é comum o pedido de uma redução drástica. Neste momento, o diálogo entre paciente e cirurgião é fundamental objetivando um resultado satisfatório tanto no quesito saúde quanto na parte estética.
Mamoplastia na terceira idade
Alguns cuidados se estabelecem bem importantes para o público da terceira idade quando o assunto é cirurgia plástica. Exames de verificação de diabetes, avaliação cardiológica e de pressão arterial serão imprescindíveis para um seguro diagnóstico e procedimento cirúrgico. Em pacientes jovens e que tenham bons resultados nos exames pré-operatórios, podem ser feitas até duas cirurgias. Já em pacientes com maior idade é aconselhável a realização de uma única cirurgia por vez.
CONCLUSÃO
Para os pais e a para a própria paciente, o diálogo e a proximidade com o cirurgião na elucidação das dúvidas quanto à escolha da mamoplastia na transição da adolescência para a vida adulta será fundamental. Depois de um diagnóstico completo e dos devidos alinhamentos, os resultados alcançados são bem satisfatórios e perceptíveis.
Anacleto Bassetto – Cirurgia Plástica
A equipe da Clínica Anacleto Bassetto está preparada para te dar todo o suporte necessário para a realização do seu sonho. Você pode entrar em contato com a equipe pelo número (41) 3339-6009 e marcar a sua consulta.