Dois dos maiores sonhos de quase toda mulher ao redor do mundo são: ser mãe e ter uma barriga chapada e lisinha. Mas como conciliar esses dois desejos? Bem, uma das soluções encontradas para ter a barriga dos sonhos é a abdominoplastia. Veja aqui o que a abdominoplastia pode fazer pela sua autoestima (e pela sua barriga!). Mas, afinal, qual deve vir primeiro? A gravidez ou a abdominoplastia?
A resposta é: depende. A abdominoplastia pode ser realizada tanto antes quanto depois da gravidez, por isso, surgem muitas dúvidas sobre esse assunto, como:
- Posso fazer a cesárea e a abdominoplastia “ao mesmo tempo”?
- Quanto tempo depois da cesárea posso fazer a abdominoplastia?
- E se eu engravidar depois de ter feito a abdominoplastia?
- Como será a gravidez depois de uma abdominoplastia?
- Vou perder minha abdominoplastia se engravidar?
Vamos tentar responder a maior parte destas dúvidas. Mas não esqueça que nada vai substituir a consulta com o seu cirurgião de confiança, hein?
Como é a gravidez e a cesárea depois de uma abdominoplastia?
O principal fator que deve ser observado quando falamos em gravidez após abdominoplastia é: a mulher deve esperar pelo menos 1 ano depois da cirurgia para engravidar. O outro fator importante é que a cirurgia não causa nenhum dano, nem traz nenhum risco à gestação ou ao desenvolvimento do bebê. Contudo, a gravidez de uma mulher que já fez uma abdominoplastia é diferente em alguns aspectos.
Veja abaixo quais são eles:
- A barriga cresce menos do que em uma gravidez “normal”, o que não significa que o bebê não esteja crescendo como esperado. É apenas a barriga que demora um pouco mais para aparecer.
- Muitas mulheres sentem a barriga doer como se tivessem feito abdominais no dia anterior.
- Algumas mulheres também relatam que sentem menos o bebê na gravidez após a abdominoplastia. Isso é totalmente normal.
- É necessário redobrar a hidratação da pele, pois o risco de aparecimento de estrias é maior.
- A mulher que fez uma abdominoplastia pode sim ter parto cesárea! O corte não vai interferir com a cirurgia.
Vou “perder” a minha abdominoplastia depois que engravidar?
Mais uma vez, a resposta é: depende. Quanto mais controlado for o ganho de peso durante a gravidez, maiores são as chances de voltar a ter a barriga do mesmo jeitinho que estava antes da gravidez. Ou seja: se a mulher ganhar entre 9 e 11kg na gravidez, as chances de que a barriga volte ao que era antes são grandes! Por isso, é importante seguir se cuidando durante a gravidez.
Quanto tempo depois da cesárea posso fazer abdominoplastia?
Outro cenário muito comum é o de mulheres que querem fazer a abdominoplastia depois de ter bebê. Além de todas as mudanças e novidades que o puerpério traz, a cobrança e a busca incessante para “voltar” ao corpo ideal depois da gravidez leva muitas mulheres a ficarem ansiosas e buscar soluções rápidas. Mas é preciso ter calma e respeito ao próprio corpo.
Depois de uma gravidez, é normal que o organismo leve um tempo para se recuperar de todas as transformações físicas, hormonais e até mesmo emocionais pelas quais passou. Por isso, o mínimo de tempo exigido entre o parto cesárea e a abdominoplastia são seis meses, sendo o ideal esperar pelo menos 1 ano. Esse tempo leva em conta se a mãe ainda está amamentando ou não, pois a cirurgia pode afetar a lactação.
Conte com um cirurgião de confiança para sua abdominoplastia
A equipe da Clínica Anacleto Bassetto está preparada para te dar todo o suporte necessário para a realização do seu sonho. Você pode entrar em contato com a equipe pelo número (41) 3339-6009 e marcar a sua consulta.