Peeling é a descamação da pele, que pode ser química (ácido) ou mecânica (lixa).
A abrasão, química ou mecânica, da pele é uma conduta que exige o esclarecimento detalhado sobre o resultado possível, ou não, de ser obtido. Assim, é fundamental que todas as dúvidas sejam levantadas e sanadas quando de uma primeira consulta. A abrasão poderá ser indicada para uma ou mais sessões, com intervalos que variam de caso a caso.
Fatores vários têm que ser analisados antes da prescrição desses procedimentos, tais quais:
- Irregularidade da pele: análise da causa: seqüela de espinhas, de varíola, cicatrizes leves, micro sulcos, etc.
- Tipo étnico do paciente: peles morenas ou ocidentais têm mais propensão a apresentar complicações do tipo “manchas”.
- Presença de fatores que contra-indiquem a abrasão: barba irritável, espinhas ativas, acentuada irregularidade na superfície da pele, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.
- Tipo de atividade: o exercício de certas profissões contra-indicam o uso da abrasão.
Tipo de anestesia:
Para descamação superficial, não é necessário anestesia. Para descamação profunda pode ser usado sedação.
Tempo de duração do procedimento:
15 a 30 minutos.
Período de internação:
Sem internação a 12 hs.
Fotografias:
Pré e Pós-operatória.
Objetiva a avaliação e programação da técnica cirúrgica a ser usada, assim como a comparação do pré e pós-operatório e a documentação científica.
Consulta pré-anestésica :
Deve ser feita previamente ao procedimento. Esta consulta é importante para o paciente adquirir confiança no procedimento anestésico, bem como informar ao médico possíveis doenças preexistentes e medicações tomadas.
Orientações:
- As medicações tomadas devem ser do conhecimento do cirurgião. Alguns medicamentos devem ser suspensos para o procedimento;
- Em caso do paciente ser portador do vírus Herpes, deve-se fazer prevenção do surto herpético através do uso de aciclovir comprimidos;
- Internar com pelo menos uma hora de antecedência da cirurgia, se a descamação for feita em hospital.
- Não levar jóias para o hospital;
- Em caso de doenças agudas como: gripe, febre, infecções (urinária, ginecológicas, vias aéreas, intestinais ou de pele) , devem ser comunicadas ao cirurgião com a máxima antecedência.
Pós-procedimento:
Não molhar o rosto por 24 hs, após este período, passar creme hidratante a noite (conforme indicação) e filtro solar durante o dia, preferencialmente por filtro solar com base.
Dor
Geralmente não há dor; em havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns. O maior desconforto é devido ao ressecamento da pele.
Resultado definitivo:
É variável, de pessoa para pessoa, no entanto, após 10 dias a pele regenerada mostra-se avermelhada e com melhora das rugas finas. O resultado final depende da profundidade da descamação. Rugas ou cicatrizes profundas não são passiveis de tratamento com este método.