A otoplastia ajudar a corrigir orelhas de abano
Você tem ou conhece alguém que tem orelhas de abano? Se sim, provavelmente sabe que essa característica pode causar problemas de autoestima.
A aparência física é um dos fatores de maior influência no bem-estar de uma pessoa, e é por isso que a otoplastia, mais conhecida como cirurgia das orelhas de abano, pode ser a melhor solução para esse descontentamento.
O cirurgião plástico Anacleto Bassetto afirma que as orelhas de abano podem ser causadas por um conjunto de alterações. “A ausência da anti-hélice, uma dobrinha da orelha, pode fazer com que elas pareçam mais abertas. Além disso, pacientes podem apresentar uma concha auricular proeminente, que muitas vezes deixam a orelha dobrada para frente”, explica o cirurgião.
Como é a otoplastia?
Normalmente feita com anestesia local e sedação em centro cirúrgico de hospital.
Na técnica mais consagrada, é realizado um corte na parte de trás da orelha, e, através de pontos, são reconstruídas as dobrinhas da orelha, chamadas de anti-hélice. Se necessário, também pode ocorrer a retirada dos excessos de cartilagem.
A orelha tem o reposicionamento mais rente ao crânio através de uma sutura específica. E por fim, ocorre o fechamento da incisão. “É o momento em que o lóbulo é reposicionado, quando necessário”, explica o cirurgião.
Os curativos formam um capacete ao redor da orelha, que tem como objetivo impedir a formação de sangue no local da cirurgia, proteger e imobilizar as orelhas.
Quem pode fazer a cirurgia?
Crianças maiores de 5 anos saudáveis já podem fazer a cirurgia. Preferencialmente, segundo o cirurgião plástico Anacleto Bassetto, a cirurgia deve ser realizada após os 7 anos, quando o desenvolvimento auricular atinge seu ápice. A partir dessa idade, todos os adultos saudáveis podem realizar o procedimento.
Como é o pós-operatório?
Depois da cirurgia, é comum o local operado ficar dolorido, sensível e levemente avermelhado. Os cuidados necessários para o período pós-operatório são: evitar atividades físicas; realizar as trocas de curativo conforme as recomendações e fazer uso das medicações prescritas corretamente.
O cirurgião plástico ressalta que a cicatrização é um processo importante, complexo e cheio de peculiaridades. O acompanhamento médico é necessário e fundamental!
Se você se interessa na cirurgia de orelhas de abano, ligue para a clínica Anacleto Bassetto pelo número (41) 3339-6009 e agende sua consulta.