A decisão por aderir à uma cirurgia plástica é uma escolha que, muito além do sonho estético de uma(um) paciente, envolve o bem mais valioso de uma pessoa: a sua própria saúde. Diante disso, para você, que deseja ou já está decidida(o) a fazer uma cirurgia plástica, já parou para pensar quais informações você precisa saber para ter segurança na sua escolha?
No quarto e último blog deste mês, vamos abordar quais informações o paciente precisa e deve perguntar e pesquisar sobre seu cirurgião plástico. Confira conosco.
CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO SEU CIRURGIÃO PLÁSTICO
Alguns critérios são indispensáveis na escolha do cirurgião. Nesta etapa é fundamental avaliar informações tanto do profissional quanto do local onde é planejada a realização da cirurgia.
1- Conferir se o médico tem cadastro ativo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Este primeiro check é fundamental. Não basta ser médico para estar habilitado para tal, mas também ter especialização em cirurgia plástica. O cadastro pode ser verificado direto pelo link a seguir: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/
A certificação da SBCP é um indicativo de que o profissional teve uma formação rigorosa, de acordo com as normas técnicas, código de ética e padrões esperados para tão importante função. Certifique-se disso antes da escolha do cirurgião.
2 – Experiência comprovada
No momento da consulta com o profissional, é importante que o paciente certifique-se que o cirurgião comprove sua experiência na área. Fotos de resultados de pacientes, explicação de dúvidas técnicas e orientações são imprescindíveis para de fato ter confiança no mesmo.
3 – Indicações de pacientes
Nada melhor do que conversar e conferir com quem já passou por uma cirurgia com o profissional para lhe dar o feedback sobre todos os processos, do início ao fim, tanto da clínica quanto do cirurgião: atendimento, recomendações, pré e pós-cirurgia e, principalmente, resultados obtidos. Confira se seu profissional possui redes sociais também. Atualmente o próprio Facebook tem espaço para comentários de seguidores; em vários casos você poderá ter o feedback de pacientes anteriores.
4 – Local da cirurgia e suporte
Assim como qualquer outra cirurgia, a plástica também oferece seus riscos. Informe-se do local onde o cirurgião realiza seus procedimentos; se o espaço contém equipamentos para uma eventual emergência, higiene e suporte. Não deixe de conferir se o local possui alvará da Vigilância Sanitária.
5 – Experiência é fundamental
Aqui a regra não foge à qualquer outra profissão. Quanto mais experiência um profissional possui em sua área, mais se torna sua qualidade e confiabilidade em um bom resultado. Com o passar dos anos e a realização de mais cirurgias, o profissional tende a aprimorar suas habilidades. Aposte em profissionais com tempo de mercado e com a certeza de cirurgias bem sucedidas e com bons resultados.
INFORME-SE AO MÁXIMO
Não podemos deixar de citar a importância do paciente informa-se ao máximo sobre os cuidados pré e pós-cirurgia. Verifique quais cuidados serão necessários no pré-operatório, como o não tabagismo, corte de determinados medicamentos e exames para saber o estado de saúde atual.
Quais são os riscos e complicações, e demais orientações. Cirurgia plástica é algo sério!
CLÍNICA BASSETTO
Com mais de 25 anos de experiência, a Clínica Anacleto Bassetto é o local certo para sua cirurgia plástica. Você pode entrar em contato com nossa equipe pelos números: (41) 3339-6009 e Whatsapp (41) 99659-0909.