A gluteoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas atualmente. Fique por dentro dos mitos e verdades sobre esse procedimento
10 de outubro 2018
A gluteoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, perde apenas para rinoplastia e mamoplastia. Esse procedimento nada mais é que o aumento do bumbum com a colocação de silicone.
O Brasil está entre os países líderes neste procedimento estéticos, só em 2014 foram realizadas cerca de 50.789 glueteoplastias, mais que o dobro que os Estados Unidos.
Como funciona a gluteoplastia?
O procedimento se dá pela inserção de uma prótese de silicone no meio do músculo através de um corte pequeno o suficiente para a inserção da prótese. Esse corte é feito na parte central das nádegas de forma que a cicatriz cirúrgica ficará escondida e bem discreta.
Mitos e verdades sobre a gluteoplastia:
Não poderei tomar injeção no bumbum: VERDADE
A seringa pode perfurar a prótese de silicone, podendo acarretar sérios problemas de saúde.
2. Após a cirurgia não poderei sentar por 1 mês: MITO
A prótese de silicone é colocada acima da região mediana do bumbum e não na região de apoio, que suporta o peso quando sentamos.
3. Depois do implante é possível fazer exercícios para os glúteos normalmente: VERDADE
É preciso aguardar o tempo necessário de recuperação da cirurgia, que é em torno de 60 dias. Depois desse período, o paciente poderá praticar exercícios normalmente, principalmente aqueles específicos para o bumbum.
4. Os implantes de glúteos são iguais aos implantes de mama: MITO
A região glútea é mais firme que a região mamária, portanto os implantes são compostos por gel mais duro. Além disso, devem suportar uma carga e compressões da musculatura, por isso são mais resistentes.
5. A cicatriz da gluteoplastia é discreta: VERDADE
A cicatriz fica no sulco interglúteo, no meio das duas nádegas, bem pequena. Portanto é coberto tanto pela calcinha como pelos biquínis de todos os tamanhos.
As próteses são constituídas de elastômero de silicone, similar a um tipo de borracha, e preenchidas com gel de silicone de alta coesividade, o que permite um desenho bem natural. Além disso, estão disponíveis em mais de um formato, a fim de que o médico possa optar por aquele mais adequado a cada pessoa.
Para definir o tamanho e o formato dos implantes, o cirurgião plástico avalia o biotipo do paciente, considerando a estrutura do corpo, altura e outros detalhes anatômicos. A partir daí ele define se usará implantes redondos ou ovais e o volume, sempre buscando a harmonia do conjunto.
Resultados da gluteoplastia
Os resultados da gluteoplastia podem ser vistos imediatamente, no entanto os resultados finais só aparecem depois da redução do edema, o que demora cerca de um mês. É imprescindível que o paciente siga à risca as orientações do pós-operatório, evitando esforço físico por pelo menos 20 dias.
Recomenda-se que o paciente caminhe a passos curtos e sente-se, quando necessário, sobre superfícies mais rígidas, com a coluna ereta, evitando assim tensões sobre a cicatriz. Durante aproximadamente dez dias, o mais indicado é que o paciente durma de barriga para baixo.