O Lifting Facial Endoscópico é o procedimento que visa o rejuvenescimento facial, através do reposicionamento dos tecidos flácidos. Usamos pequenas incisões no couro cabeludo de 0,5 a 2 cm e, através do uso do vídeoendoscópio, podemos trabalhar as estrutura profundas, poupando a face de cicatrizes visíveis. Pode ser isolado em pacientes jovens, ou associado à Lifting Convencional.
Cicatriz
As pequenas cicatrizes localizam-se no couro cabeludo.
Anestesia
Normalmente, local com sedação.
Tempo cirúrgico
Uma hora e meia.
Tintura de cabelo
A tintura de cabelo deve ser providenciada uma semana antes da cirurgia para que seu efeito permaneça até que possa ser feita novamente após 3 semanas do procedimento.
Corte de cabelo
Os cabelos não são cortados durante a cirurgia.
Pré-operatório:
Exames complementares:
- Hemograma;
- Coagulograma, sódio, potássio, glicemia, creatinina, SGOT e SGPT;
- Eletrocardiograma.
Fotografias:
Fotografisa da região, é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.
Cuidados pré-operatórios:
- Jejum de no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.
- Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise a cirurgião com antecedência.
- Medicação de uso contínuo e doenças, devem ser informados ao cirurgião para orientação referentes aos mesmos.
- Não tome medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex.: AAS, Rhonal, Buferin, Aspirina), 10 dias antes e uma semana após a cirurgia, porque o mesmo aumenta o sangramento.
- Medicação para emagrecimento deve ser suspensa 15 dias antes da cirurgia.
- Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia., o fumo aumenta o riso de necrose de pele e tromboembolismo pulmonar.
Pós-operatório:
Dor: A cirurgia é geralmente indolor. Raramente apresenta discreta dor, que pode ser perfeitamente sedada com analgésicos comuns.
Tempo de Internamento:
Ambulatorial ou internamento de 24 horas.
Curativos:
O paciente sai do centro cirúrgico com um curativo em forma de capacete. Após a retirada, o cabelo é lavado normalmente e pode ser secado com secador manual discretamente aquecido e penteado delicadamente. Os olhos não ficam ocluídos, recomendanda compressas de água boricada gelada ou chá de camomila frio por 48 horas.
Banho:
No dia seguinte.
Edema (inchaço):
O inchaço é progressivo durante as primeiras 48 horas, após as quais torna-se estável para então iniciar o processo de regressão, mais rápido nas pálpebras e mais lento no restante da face. O tratamento da musculatura resulta em uma sensação de “face presa”. Isto pode ser agravado pelo edema e tende a melhorar, principalmente após o início das massagens.
Equimoses ou manchas roxas :
Normalmente, muito pouco, podendo fazer compressas geladas com água boricada ou chá de camomila frio.
Pruridos (coceira, ardor, insensibilidade ou hipersensibilidade):
Podem ocorrer eventualmente, mas isto é temporário e tende a desaparecer no prazo de mais ou menos 3 meses.
Resultado:
Um curto período de depressão emocional pode ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto inicial. Isto é passageiro e geralmente advém da ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deve ser avaliado antes dos 6 meses pós-operatórios.
Toda cirurgia envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar pequenos transtornos que infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação: “Será que isto vai desaparecer?” Não deixe de nos transmitir qualquer tipo de preocupação. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.
Durante os primeiros seis meses pós-cirúrgicos, a região apresentar-se-á um pouco edemaciada (inchada), havendo com o passar do tempo, uma acomodação gradativa de tecidos orgânicos.
A cicatriz estará inicialmente mais avermelhada e endurecida, para então tornar-se mais pálida e delgada. Este processo é lento e poderá levar vários meses. No entanto, não se pode prever exatamente como vai resultar, uma vez que o processo não depende somente da técnica empregada e dos cuidados pós-operatórios, mas também de fatores individuais.
Passados os seis meses iniciais, procede-se a uma reavaliação e novas fotografias são tomadas, para comparação do pré e pós-operatório (antes e depois). Se esta reavaliação indicar a necessidade de algum retoque, procedimento considerado comum em cirurgia plástica, este deverá ser realizado após o 6º mês após a cirurgia.