É considerável o número de pessoas que ficam insatisfeitas com o resultado de uma cirurgia plástica ou outro procedimento estético. Tanto é que muitos médicos se dedicam às cirurgias corretivas – aquelas que alteram os resultados da primeira intervenção cirúrgica. Muitas vezes, isso acontece por conta da falta de no momento de escolher um cirurgião plástico.
Nem todo médico é qualificado ou experiente em todos os procedimentos. Neste artigo, você vai conhecer os critérios que todo paciente deve atentar antes de escolher um profissional para realizar sua cirurgia plástica.
Que tipo de certificação é necessária para fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
Escolher um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar seu procedimento assegura que você selecionou um médico que:
- Completou um treinamento em cirurgia de, no mínimo, cinco anos, sendo três em cirurgia plástica;
- Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica;
- Está submetido a um rigoroso código de ética;
- Opera apenas em instalações médicas credenciadas.
Além disso, a SBCP promove educação continuada, com foco em cuidados aos pacientes e na busca pela segurança destes. A organização também oferece a possibilidade de conhecer os profissionais qualificados, de fato, a realizar a sua cirurgia plástica.
A escolha de um cirurgião qualificado é um primeiro passo na segurança de que a cirurgia vai satisfazer as suas expectativas.
Como posso identificar profissionais habilitados?
É preciso certificar-se de que o cirurgião plástico escolhido é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que é a instituição responsável pela habilitação dos médicos cirurgiões plásticos de todo o País.
A certificação da SBCP assegura que o profissional teve acesso à formação rigorosa, está apto a realizar todo tipo de cirurgia plástica, trabalha submetido ao Código de Ética Médica e realiza as cirurgias somente em instalações bem equipadas e com equipe treinada.
Para saber se o cirurgião escolhido possui essa certificação, basta consultar o site da SBCP. Verificar se o médico possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) também é uma medida de segurança para o paciente.
5 dicas para escolher o cirurgião plástico correto:
1- Verificar se o médico é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC);
2- Checar se o médico tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) da região onde atua;
3- Agendar consulta para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento antes de realizá-lo;
4- Desconfiar de profissionais que cobram valores muito abaixo do mercado;
5- Questionar se a clínica onde o procedimento será realizado tem o alvará de funcionamento, concedido pela prefeitura municipal, e pedir para verificar a licença sanitária.
Segurança e riscos
A decisão é pessoal. Só você pode decidir se a cirurgia proposta atende suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar, com detalhes, os riscos associados. Por esse motivo é necessário sua assinatura no termo de consentimento, para assegurar o correto entendimento da cirurgia, a à qual você será submetida.
A sua parceria com o cirurgião não acaba no fim da cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados, na maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos, apesar de permanentes, porém podem mudar com o passar do tempo. Por isso, as visitas regulares de seguimento da cirurgia são muito importantes.
A evolução da cirurgia plástica, nos últimos anos, é incontestável. Paralelamente, há uma crescente procura, e consequente aumento, de cirurgias. O avanço tecnológico contribui para o incremento das opções a serem consideradas. Entretanto, ao passo em que a cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida, existem riscos que não podem ser desprezados.
Por isso, no momento em que decidir passar por uma cirurgia plástica, seja extremamente criteriosa e pergunte ao especialista sobre o histórico profissional, especialização e equipe que vai guiar o procedimento.
Aqui, na Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba, temos um critério rigoroso para escolha de cada membro da nossa equipe. Se você deseja conhecer mais sobre nossos profissionais e esclarecer todas as suas dúvidas, agende uma consulta conosco. Você será atendida por um médico com título de especialista em cirurgia plástica. Entre em contato pelo telefone (41) 3339-6009 ou pelo WhatsApp (41) 99659-0909.