Lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que consiste em retirar o excesso de
gordura através de um aparelho de sucção (aspiração à vácuo).
Quantos kgs podemos remover em uma lipoaspiração? Descubra agora. Aprenda sobre os limites e benefícios desse procedimento. Lembre-se, nem sempre quem parece precisar é quem mais se beneficia. Consulte sempre um especialista para avaliar suas necessidades individuais.
A lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para dar volume, modelarpartes do corpo ou preencher depressões.
A técnica mais utilizada é a super úmida (tumescente) e vibrolipoaspiração.
A lipoaspiração demonstra melhores resultados quando o paciente está próximo do seu peso ideal.
Durante a lipoaspiração só é possível remover um volume limitado de gordura em cada sessão operatória. A razão desse limite baseia-se no fato de o material adiposo
(gorduroso) aspirado do corpo, vir sempre acompanhado de outros elementos importantes, como sangue, linfa, eletrólitos, etc, que, se removidos em excesso, podem causar sérios riscos ao paciente, sendo o mais perigoso deles o choque hipovolêmico, ocasionado pela diminuição grande e/ou súbita de fluídos no
organismo. Em certos casos, o cirurgião poderá requisitar que o paciente doe seu próprio sangue antes da cirurgia, para seu uso eventual durante a mesma
(autotransfusão).
A lipoaspiração é contra indicada em paciente com problemas circulatórios ou doenças pulmonar e cardíaca.
As áreas aspiradas engordam menos!
Se houver ganho de peso, haverá aumento de tamanho em todas as partes do corpo, inclusive nas partes lipoaspiradas. Todavia, o aumento dessas áreas será proporcional aos
novos padrões anatômicos adquiridos após a cirurgia.
O tempo de duração é de 1 a 5 horas.
Depende das condições de cada paciente e da área a ser lipoaspirada, pode variar entre: geral, peridural ou local mais sedação.
Caso ocorra uma nova gravidez após a cirurgia, o bom resultado da lipoaspiração pode ser preservado pelo controle de peso durante a gestação.
A lipoaspiração é considerada uma das mais dolorosas cirurgias plásticas e isso se deve ao fato de ser manipulada uma grande área do corpo. Todavia, a sensação dolorosa que existe quando o paciente se movimenta, costuma não acontecer quando ele está em repouso e seu controle se faz através do uso de analgésicos.
Os riscos da intervenção cirúrgica, são minimizados com a consulta onde o paciente informar ao médico eventuais problemas de saúde, uso de medicações, fumo, problemas anestésicos anteriores, e realiza todos os exames pré-operatórios e consulta pré-anestésica.
A cirurgia plástica não é isenta de cicatrizes, procuramos localizá-las em posições anatômicas inaparentes, uma vez que serão permanentes. São realizadas pequenas incisões de 2 a 4mm, por onde são introduzidas as cânulas metálicas para aspiração da gordura.
O paciente, habitualmente, fica internado de 12 à 24 horas.
Sim precisa. O modelador elástico, deverá ser retirado somente para tomar banho. Usar por 60 dias.
Sim, os pontos são retirados com 7 a 10 dias.
No 2° ou 3° dia pós operatório, inicia-se a drenagem linfática.
Dieta leve após acordar bem (4 horas) e livre posteriormente, valorizando muito a ingestão de líquidos isotônicos como: Gatorade e sucos de frutas frescas. A
alimentação é importantíssima para prover o restabelecimento do organismo. Dê preferência à ingestão de frutas, verduras, legumes, carne magra e caldo de carne.
Repouso absoluto não é recomendado, assim você acordar bem , pode levantar para ir ao banheiro e fazer pequenas caminhadas.
Banho completo no 2o dia após a cirurgia.
Pode-se iniciar caminhadas diárias, em horário onde o sol seja brando a partir do terceiro dia. Academia pode ser iniciada após 15 dias.
Banho de sol, somente após 90 dias e com o uso de filtro solar com FPS > 30.
A sensibilidade da pele, permanece alterada por alguns meses, retornando ao normal gradualmente.
Áreas mais endurecidas podem ocorrer, é devido a ormação de coágulos e edema que desaparecerão em semanas.
Nos primeiros 30 dias, é comum ter manchas roxas e edema (inchaço).
O resultado final costuma ser visível após 6 meses.