Blog

Dermolipectomia: como é feita esta cirurgia abdominal?

4 de junho de 2019

A dermolipectomia é uma cirurgia plástica que retira pele e gordura localizada da região abdominal. O resultado é uma barriga lisinha, com mais firmeza nos músculos e ainda com redução de estrias.

A dermolipectomia é, na verdade, um sinônimo de abdominoplastia. Porém, este termo é usado com mais frequência pelos profissionais da área. Apesar da nomenclatura diferente, o objetivo é o mesmo – eliminar flacidez e gordura localizada da região do abdômen.

Se interessou? Nesse artigo você vai conferir os benefícios e as principais dicas sobre a dermolipectomia!

O que é dermolipectomia?

A técnica utilizada na dermolipectomia tem o objetivo de remover uma grande porção de pele e gordura do abdômen. Além disso, o procedimento repara e refaz extensamente a parede interna muscular, que em geral está afetada por conta de gestações, cirurgias bariátricas, estrias, grande perda de peso, entre outros.

A dermolipectomia é indicada tanto para homens quanto para mulheres. É voltada para pessoas que sofreram com grande ou rápido emagrecimento ou que desejam melhorar a região do abdômen, que pode acumular excesso de flacidez, resultado do envelhecimento tecidual.

Como o procedimento é feito?

A cirurgia visa realizar um descolamento para retirada da pele e da gordura, que é realizado por meio de um corte na região púbica, se estendendo para a região lateral dos quadris. A pele é separada da parede abdominal muscular, sendo puxada para baixo, e tem seus excessos removidos.

É necessário o paciente permanecer internado por cerca de um dia. A retirada dos pontos pode ocorrer depois de oito dias. Geralmente, a retirada total pode ocorrer após duas semanas.

Depois da cirurgia, o excesso de pele desaparece, para dar lugar a um abdômen mais firme, liso e definido.

Normalmente, a anestesia utilizada na cirurgia é a peridural e o procedimento dura em torno de duas horas.

A dermolipectomia é indicada para correção de barriga de avental?

Motivo de constrangimento na praia ou na cidade, a barriga de avental é o nome popular dado ao excesso de pele que sobressai na região da barriga.

A barriga de avental é causada, geralmente, pela flacidez decorrente de fatores relacionados ao aumento e diminuição de peso. Pessoas obesas, com excesso de peso ou mesmo aquelas que costumam ter um peso flutuante, que se altera muito rapidamente, podem sofrer com esse mal.

O envelhecimento, associado à perda de elasticidade da pele, também é um motivo pelo qual a barriga de avental começa a aparecer. Outro fator possível é a gravidez, quando há aumento pequeno ou grande de peso, que gera a sobra da pele.

A dermolipectomia é a cirurgia plástica mais indicada para a remoção da pele excedente da barriga, garantindo um visual perfeito para o seu corpo.

Pós-operatório da dermolipectomia

A dermolipectomia é considerada uma cirurgia de grande porte, pelo amplo descolamento, e sua recuperação exige mais tempo, por sua extensão e pela localização do procedimento. É importante ter cuidados com a postura e movimentos, principalmente nas duas primeiras semanas. Como a pele estará tensa neste período, a paciente é orientada a manter o tronco semifletido, evitando estirar a região do abdômen e usar cinta modeladora por até 3 meses.

É necessário afastamento de atividades profissionais por pelo menos três semanas, o que inclui também dirigir. Os esforços físicos serão liberados mais adiante, de acordo com a evolução. É indicado que a paciente permaneça com estes cuidados em casa, onde há limpeza e tranquilidade, longe de contaminações e exposição ao sol, poluição e esforços.

Sessões de drenagem linfática e, em alguns casos, ultrassom, são indispensáveis para acelerar o processo de restabelecimento.

A dermolipectomia é a solução para quem deseja ter uma barriga lisinha e mais firme. Se esse for o seu caso, está na hora de procurar um cirurgião credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entre em contato com a equipe da Clínica Anacleto Bassetto, pelo número (41) 3339-6009, e agende sua consulta.

 

Leave a Reply