Como é o antes e depois de uma mini-abdominoplastia

By 14 de maio de 2019Blog

A mini-abdominoplastia é uma cirurgia plástica capaz de retirar uma pequena quantidade de gordura localizada da parte inferior da barriga, entre o umbigo e a região íntima. É uma cirurgia semelhante a abdominoplastia, no entanto é menos complexa, tem uma recuperação mais rápida e deixa poucas cicatrizes, pois é realizada com um pequeno corte na barriga, sem mexer no umbigo e na estrutura dos músculos do abdômen.

A técnica da mini-abdominoplastia não se trata de uma versão menor ou menos complicada da abdominoplastia clássica. É uma cirurgia menor sim, porém com indicações para pacientes diferentes dos da abdominoplastia comum. Se interessou? Nesse artigo vamos tentar responder a maior parte das dúvidas sobre a mini-abdominoplastia. Mas não esqueça que nada vai substituir a consulta com seu cirurgião de confiança!

O que é uma mini-abdominoplastia e quando ela é indicada?

Diferente da abdominoplastia tradicional que retira muita pele, geralmente entre o corte da cesária e o umbigo, amarra os músculos do abdômen até a parte superior, remodela o umbigo e trata a flacidez de moderada a acentuada; a mini-abdominoplastia é indicada apenas para casos de flacidez leve.

O procedimento retira em torno de três centímetros de pele, por isso a cicatriz é menor. Apenas a musculatura da região abaixo do umbigo é amarrada. O umbigo não é remodelado como na abdominoplastia.

Geralmente a mini-abdominoplastia é indicada para pacientes que estão dentro do peso ideal ou muito próximos a ele e que tenham flacidez abdominal localizada abaixo do umbigo. Além disso, pode ser feita em casos de afastamento de músculos reto abdominais apenas nessa região. Na maioria das vezes a mini-abdominoplastia é justamente realizada por pacientes que não conseguem passar pela abdominoplastia clássica, já que não há flacidez suficiente para levar a pele acima do umbigo até o púbis.

Recomendações para o pós-operatório da mini-abdominoplastia

  • O curativo será feito durante a cirurgia e será trocado em 24 horas;
  • O micropore deverá cobrir a cicatriz por 45 a 60 dias, sendo trocado semanalmente;
  • Posteriormente a cicatriz deve ser massageada com creme diariamente;
  • O banho de chuveiro é permitido após 24 horas da alta hospitalar, não sendo necessário trocar os micropores, apenas secá-los bem;
  • Em cerca de 10% dos pacientes há acúmulo de líquidos na área descolada, que será facilmente aspirada através de uma punção no consultório médico. Este procedimento é indolor;
  • Nos primeiros meses é normal que o abdômen tenha uma insensibilidade, além de estar sujeito a períodos de inchaço, o que irá regredir espontaneamente;
  • É importante lembrar que não é a quantidade em quilos que determina o resultado, mas a forma conseguida.

Como é o antes e depois da mini-abdominoplastia? Quais resultados identificamos e em quanto tempo?

Durante 30 dias a paciente deve evitar levantar peso e precisa utilizar a cinta. Além disso, é importante agendar desde o início as sessões de drenagem linfática que devem ser realizadas. Dirigir é permitido após 14 dias.

Quando todos os cuidados são tomados durante o período pós-operatório a chance de sucesso da mini-abdominoplastia é alta. O principal resultado pode ser observado em pouco mais de dois meses: um abdômen alinhado, sem gorduras e com uma cicatriz muito pequena, que é a principal vantagem.

“É importante lembrar que a mini-abdominoplastia não substitui a dedicação a exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável. Para manter os resultados do procedimento, é recomendável que a paciente não tenha alterações bruscas de peso e mantenha um estilo de vida saudável. A mini-abdominoplastia, quando bem indicada, pode transformar favoravelmente a autoestima do paciente, bem como a sua barriga propriamente dita”, salienta o cirurgião plástico Anacleto Bassetto.

Agora só falta você procurar pela Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba, e agendar a sua consulta. A equipe está a postos para atender no número (41) 3339-6009

Leave a Reply