Blog

Cirurgia para levantar a mama: como obter o melhor resultado

13 de maio de 2019

A cirurgia para levantar a mama é o sonho de muitas mulheres que se sentem incomodadas com a aparência dos seios. Chega um momento da vida em que os seios já não têm aquela aparência de quando eram jovens. As mamas podem ficar mais flácidas por conta do envelhecimento, amamentação, gravidez, genética, mudanças hormonais, e até mesmo, por ganho ou perda de peso.

Mas como resolver esse problema? A solução é fazer uma cirurgia para levantar a mama! Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o procedimento e seus benefícios!

Qual procedimento é o mais eficiente para levantar a mama?

Existem vários tipos de cirurgias plásticas que podem ser realizadas nos seios. É possível aumentá-los, diminuí-los, levantá-los e até mesmo reconstruí-los. No entanto, o mais eficiente para levantar e aumentar as mamas é a mastopexia, que pode ser realizada com prótese de silicone ou não.

“A mastopexia é o nome dado à cirurgia plástica de levantamento e aumento de mamas, pode ser realizada com implante de silicone nos seios ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. Com o procedimento, não só o volume dos seios será aumentado, mas também a sua consistência e forma serão melhoradas”, ressalta o cirurgião plástico Anacleto Bassetto.

Fio russo para levantar a mama vale a pena?

O fio russo é feito de polipropileno (tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada) e tem pequenas garras que contribuem para a sua fixação. É uma das soluções paliativas para quem deseja levantar as mamas, pois o fio russo é colocado entre a pele e a camada de gordura com o objetivo de tracionar a pele. O procedimento dura em torno de 1 hora. No entanto, sua eficácia não é a mesma da mastopexia tradicional.

Como é feita a cirurgia para levantar a mama?

As incisões (cortes) são realizadas ao redor da região dos mamilos, estendo-se em uma linha vertical que sai da aréola em direção à base do seio ou ainda para um formato de T invertido, dependendo da quantidade de pele que será retirada.

O implante de silicone é colocado atrás da glândula e dos músculos do tórax, por isso não irá interferir nem na lactação e nem no exame físico ou radiológico das mamas. Além disso, não existe nenhuma relação descrita entre aumento das mamas com próteses de silicone e câncer mamário.

A escolha da anestesia que será utilizada durante o procedimento depende das condições de cada paciente, podendo variar entre: geral, peridural ou local mais sedação.

O procedimento dura em torno de 4 horas, porém esse tempo pode ser maior ou menor, variando em função do paciente e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.

Quem pode fazer a cirurgia para levantar a mama?

O procedimento é indicado para mulheres que sentem-se incomodadas com a flacidez e o caimento das mamas por conta do envelhecimento, amamentação ou grande variação de peso.

Vantagens de fazer uma cirurgia para levantar a mama

Um dos grandes objetivos desse procedimento é corrigir a flacidez e o aspecto murcho dos seios. Existem alguns motivos importantes pelos quais você deveria considerar a cirurgia para levantar a mama, como:

  • Correção da diferença de tamanhos;
  • Mamas firmes;
  • Aumento do volume dos seios, se for colocado uma prótese de silicone;
  • Ou, redução do volume;
  • Melhor aceitação do corpo e autoestima elevada;
  • Oportunidade de usar roupas que valorizem os seios.

Cuidados após a cirurgia

Veja abaixo uma lista de cuidados que devem ser tomados e restrições que precisam ser seguidas para um pós-operatório de qualidade. E não se esqueça que algumas orientações precisam ser seguidas à risca para que não ocorram complicações!

  • Não fazer esforços físicos e nem dirigir por cerca de 30 dias;
  • Usar sutiã elástico por pelo menos 90 dias, sendo o ideal completar 180 dias;
  • Banho de sol somente após 30 dias e com uso de filtro solar;
  • Antibióticos e analgésicos deverão ser ingeridos conforme orientação médica.

Evolução pós-operatória da cirurgia para levantar a mama

No primeiro mês por conta do inchaço os seios raramente parecem naturais. Do terceiro ao 12° mês é o período em que a mama vai atingir seu aspecto definitivo. Nessa fase os seios sofrerão um “endurecimento” devido a formação da cápsula ao seu redor. A consistência deve voltar ao normal até o sexto mês.

O grau de elasticidade da pele da mama e o volume das próteses introduzidas têm grande importância no resultado final, pois o equilíbrio entre ambos é variável de caso para caso. É o momento ideal para a fotografia comparativa entre o pré e o pós.

Para garantir o melhor resultado na sua cirurgia para levantar a mama, conte com os profissionais da Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba.

Entre em contato pelo telefone (41) 3339-6009 e agende sua consulta.

 

Leave a Reply