Blog

Cirurgia de lipoaspiração: quem pode fazer?

19 de fevereiro de 2019
19 de fevereiro de 2019

A cirurgia de lipoaspiração é o procedimento estético capaz de remover gordura localizada em lugares específicos do corpo, como barriga, pernas, braços, costas e até mesmo do rosto, remodelando e melhorando os contornos corporais. Pode ser feita também com o objetivo de perder aqueles últimos quilinhos que insistem em permanecer mesmo após uma rotina de dieta e exercícios físicos. Os casos mais procurados por homens e mulheres são para fazer a lipoaspiração abdominal ou lipoaspiração na barriga.

Mas a dúvida que fica é: quem pode fazer a cirurgia de lipoaspiração?

De modo geral, a cirurgia de lipoaspiração pode ser feita em homens e mulheres de todas as idades, mas é inegável que os resultados serão melhores em alguns casos específicos. Veja abaixo se o seu caso se encaixa:

Se você está no seu peso ideal, mas ainda se incomoda com aquela gordura localizada que teima em não sair; Se você está apenas um pouco fora do peso ideal, ou seja, com até 5kg a mais do que gostaria; Se o seu excesso de peso não ultrapassa os 30kg/m² de IMC e você já tentou emagrecer com reeducação alimentar e atividades físicas e mesmo assim não viu resultados.

E quem não pode fazer a cirurgia de lipoaspiração?

Os casos que não são ideais para a realização da lipoaspiração abdominal são:

Pessoas com um IMC superior a 30kg/m²; Pessoas que buscam a lipoaspiração como método rápido para perder peso, sem nunca haver tentado perder peso com exercícios e hábitos alimentares melhores; Pessoas com mais de 60 anos; Pessoas que tenham problemas de saúde, como: problemas cardíacos, AVC, anemia, lúpus ou diabetes e ainda, fumantes.

Em todos esses casos, há um aumento no risco de complicações durante e após a cirurgia. De toda forma, cada caso é um caso e deve ser analisado pelo seu cirurgião de confiança, que irá avaliar a sua saúde como um todo e decidir com você se os benefícios da cirurgia ultrapassam os seus riscos. Há ainda como reverter o quadro e se tornar um paciente ideal para a cirurgia de lipoaspiração.

Como me tornar um paciente ideal para a cirurgia de lipoaspiração?

Se você está decidido a fazer uma lipoaspiração mas não se encaixa nas exigências do procedimento, calma. Nem tudo está perdido! Por exemplo, as pessoas com um IMC maior do que 30kg/m² podem buscar emagrecer antes da lipoaspiração de barriga, com a prática de atividades físicas regulares e também com a adoção de uma alimentação mais saudável.

A mudança de hábitos é fundamental para a realização da lipoaspiração abdominal também para evitar que o paciente volte a ganhar peso após a cirurgia, pois a cirurgia de lipoaspiração não é um método de emagrecimento a longo prazo. Se o paciente não adotar hábitos mais saudáveis, poderá engordar novamente depois do procedimento.

Que outros cuidados tomar antes de fazer a lipoaspiração de barriga?

Alguns cuidados devem ser tomados antes de fazer a cirurgia para assegurar que o resultado será o melhor possível. São eles:

Fazer exames e passar por uma avaliação médica de saúde; Parar de fumar meses antes da cirurgia; Não tomar aspirina nem anti-inflamatórios, que são medicamentos que podem aumentar o sangramento durante o procedimento.

Para tratar do seu corpo, procure por um cirurgião plástico de confiança, que irá avaliar a sua saúde e definir o melhor procedimento para que você alcance o corpo dos seus sonhos. A Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba, é especializada em vários tipos de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, como a cirurgia de lipoaspiração e, especialmente, a lipoaspiração abdominal. Você pode marcar a sua consulta entrando em contato com a equipe pelo número (41) 3339-6009.

Leave a Reply