A importância da drenagem linfática manual pós-cirúrgica

By 22 de abril de 2019Blog

Toda cirurgia resulta em trauma tecidual, descolamento de pele e edemas. A drenagem linfática com a fisioterapia motora tem por objetivo reduzir o acúmulo de líquidos, a dor e o risco de trombose.

O que é drenagem linfática manual?

A drenagem linfática manual é uma massagem suave e rítmica, feito por profissionais usando as mãos ou aparelhos específicos, a fim de estimular a circulação do fluido linfático ao redor do corpo, acelerando a remoção de resíduos e toxinas, além de fornecer um grande impulso ao seu sistema imunológico.  

“A drenagem deve ser feita por um profissional com experiência em drenagem pós-cirúrgica. Isso porque exige mais atenção e cuidados para não prejudicar a recuperação da paciente”, destaca o cirurgião plástico Anacleto Bassetto.  

É importante ressaltar que o procedimento não elimina gordura, mas diminui o inchaço do corpo. É indicado no pós-operatório de várias cirurgias plásticas, as mais comuns são a lipoaspiração, mamoplastia e abdominoplastia.

 

Benefícios da drenagem linfática manual no pós-operatório

Por conta dos movimentos circulares e da pressão usada nesse tipo de massagem, você terá benefícios como:

  • Recuperação acelerada;
  • Diminuição do edema;
  • Aumento do fluxo sanguíneo;
  • Redução de marcas e hematomas;
  • Melhor cicatrização;
  • Aumento do sistema de filtragem do corpo;
  • Redução das dores musculares.

Quando a paciente é submetida a essa técnica no pós-operatório os resultados da cirurgia são acelerados e potencializados. No entanto, também é preciso seguir à risca as recomendações indicadas pelo cirurgião, como alimentação saudável e uso dos medicamentos prescritos.

A Clínica Anacleto Bassetto, em Curitiba, tem os profissionais especializados para atender de forma adequada todo o período do pós-operatório.

Entre em contato pelo telefone (41) 3339-6009 e agende uma consulta.

 

Leave a Reply