VOCÊ ESTÁ EM: HOME » Mitos e Verdades sobre a Cirurgia Plástica em Curitiba
“A lipoaspiração emagrece? Não posso amamentar se colocar uma prótese de silicone nos seios? Voltarei a engordar depois da lipo?”. Esses são questionamentos muito comuns ouvidos por cirurgiões plásticos. São dúvidas que podem surgir a partir de uma fakenews ou senso comum, e são perguntas que não deixam de ser fundamentais no processo de avaliação do paciente antes de partir para um procedimento estético. Dúvidas assim são necessárias – afinal, o paciente precisa estar tranquilo em relação à cirurgia ou procedimento que irá submeter o próprio corpo.
É por isso que esse post traz algumas dúvidas comuns em relação à Cirurgia Plástica.
Não. Isso se dá porque o emagrecimento deve ser realizado com o acompanhamento de um nutricionista, através da alimentação, estabilidade hormonal, e muito mais. O procedimento da Lipoaspiração não é o caminho mais simples para emagrecer, como muitos podem pensar. Ele serve para melhorar o contorno corporal, colocando em destaque os melhores traços do corpo do paciente. O mesmo serve para não perder o contorno corporal após a lipoaspiração: nem todas as células de gordura são retiradas, então a falta de cuidado com o corpo pode fazer com que ele engorde e “se recupere” do trabalho realizado no procedimento cirúrgico.
Não! A Cirurgia Plástica pode ser realizada o ano todo. O que pode levar uma pessoa a acreditar que o inverno é a melhor época, pode ser a rotina do verão, e talvez as altas temperaturas que podem causar desconforto. Apesar disso, baixas temperaturas também podem causar desconforto no paciente durante a recuperação, mas tudo isso depende de caso para caso. Dessa forma, o indicado é realizar o procedimento estético na época que se sentir mais confortável.
Sim, mas também não. A celulite se dá pelo acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo – e a Lipoaspiração retira esse excesso. Pode ser que, dependendo do caso, a celulite suma, mas em outros, só diminua. É necessário uma avaliação médica para entender como o resultado funciona em cada corpo.
Não. Os implantes de silicone atuais não precisam ser trocados periodicamente, pois são feitos de gel de silicone coesivo, e possuem várias camadas. A necessidade relacionada a frequência são os exames de controle todo ano, como o ultrassom da mama e a mamografia. A troca só deve ser realizada quando a prótese sofre contraturas capsulares ou rupturas.
Não. Quando é realizada a cirurgia para colocar uma prótese de silicone nas mamas, essas próteses são colocadas abaixo da glândula mamária, dessa forma, não impede a amamentação. O procedimento não deve alterar a produção do leite também. Assim como em todo procedimento cirúrgico, é necessário realizar consultas para o acompanhamento da recuperação e a vida pós-cirurgia.
De jeito nenhum! Durante a gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças para que a criança seja gerada naturalmente. Depois desse período, o corpo leva um tempo para se adaptar – afinal, é uma fase de transição. É adequado que se espere a recuperação do pós-parto, e só se submeter a um procedimento cirúrgico depois de mais ou menos 6 meses após o período de amamentação.
Sim. Mas o procedimento deverá ser avaliado pelo médico antes de ser realizado. Isso se deve a inúmeros fatores, como a recuperação, os riscos do procedimento, o tempo da cirurgia… A trombose e embolia se apresentam em maior risco em cirurgias que ultrapassam 5 horas. Alguns procedimentos acabam sendo realizados separadamente, apesar da vontade do paciente, com o objetivo de não colocar sua vida e qualidade de vida dele em risco.
O Dr. Anacleto Bassetto é especializado em Cirurgia Plástica em Curitiba. Entre em contato para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 9659-0909 ou diretamente via Whatsapp: (41) 99659-0909.
O consultório do Dr. Anacleto está localizado no seguinte endereço: R. Alferes Ângelo Sampaio, 2720 – Champagnat, Curitiba – PR.