O que é a Toxina Botulínica A?

A Toxina Botulínica A é derivada de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que provoca o relaxamento muscular. Há 30 anos, através de pesquisas, os médicos começaram a utilizá-la para o tratamento de estrabismo, e com isso perceberam que ao tratar a musculatura próxima dos olhos, havia uma melhora das rugas. A partir desse momento, houve uma mudança no universo da estética facial com o uso da Toxina Botulínica A. Hoje sua aplicação é um dos pilares do tratamento das linhas de expressão e um dos procedimentos mais realizados nos consultórios médicos.

Separamos perguntas e respostas que ajudarão a entender melhor.

1- Todas as Toxinas Botulínicas A são iguais?
Não. Existem diversas marcas no mercado com aplicações e resultados diferentes.

2- O que diferencia uma da outra?
As principais diferenças entre elas são: o processo de fabricação e seus componentes, resultando em toxinas únicas que agem de maneira diferente, de acordo com as características de cada uma delas, da técnica utilizada e de cada paciente tratado.

3- Quanto tempo dura o tratamento com a Toxina Botulínica A?
O tempo de duração é variável de acordo com a quantidade de produto utilizada, a técnica de aplicação e as características do próprio paciente.

4- O procedimento é doloroso?
O paciente pode sentir incômodo no momento da aplicação, mas o uso de analgésico comum antes do procedimento e anestésico tópico pode ajudar a ter mais conforto durante as aplicações.

5- Depois que passar o efeito da Toxina Botulínica A, minhas rugas irão voltar ainda piores?
Não. A movimentação da musculatura retorna aos poucos e se mantém no mesmo padrão anterior ao da aplicação. Mas devemos ficar atentos ao fato de que existem também outros fatores que interferem no aparecimento das rugas, além da contração muscular, como por exemplo: o envelhecimento natural, exposição solar, tabagismo, perda de volume facial e outros…

6- Com quantos anos posso começar?
Não existe idade ideal ou específica para começar a aplicação da Toxina Botulínica A. O seu médico é o profissional responsável pela indicação do tratamento no melhor momento pra você. Porém , pacientes que iniciam o tratamento antes das rugas estarem bem marcadas, previnem que elas se acentuem.

7- Posso fazer a aplicação e ainda assim parecer natural?
Sim. É importante alinhar suas expectativas com o seu médico especialista, pois ele saberá fazer o plano de tratamento mais adequado para o seu caso, levando em consideração a precisão e a quantidade de produto que cada área exige.

8- Os tratamentos com a Toxina Botulínica A e preenchimento facial são diferentes?
Sim. O uso da Toxina Botulínica A tem como objetivo o tratamento das rugas e linhas de expressão da face através do enfraquecimento temporário da musculatura, já o preenchedor tem como objetivo reestruturar a face, recuperando o volume perdido, melhorando o contorno e diminuindo os sulcos do rosto. Além disso, o preenchedor pode ajudar com o refinamento de algumas áreas, como lábios e olheiras.

Mas preenchimento é papo para outro post onde vamos explicar tudo sobre esse produto que também adoramos!

Com mais de 25 anos de experiência, a Clínica Anacleto Bassetto é o local certo para sua cirurgia plástica e procedimentos estéticos com segurança e responsabilidade.
Você pode entrar em contato com nossa equipe pelos números:  (41) 3339-6009 ou Whatsapp (41) 99659-0909 e agendar um horário.

 

 

Leave a Reply