Conheça como funciona a drenagem linfática

By 12 de setembro de 2019Blog

Provavelmente você já teve ter ouvido falar sobre drenagem linfática. Seja na televisão, internet ou outros meios, muito se fala sobre esse procedimento. Mas, afinal, você sabe de fato como funciona a drenagem linfática e quais benefícios essa técnica pode proporcionar?

Neste post blog vamos abordar todos esses tópicos, descrevendo detalhadamente benefícios e ganhos para quem deseja investir na drenagem linfática. Confira:

O QUE É A DRENAGEM LINFÁTICA?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que visa estimular o sistema linfático, que é uma rede de vasos fluídos pelo corpo, movendo dessa forma esses  fluídos de forma mais acelerada. Ela serve para eliminar a linfa (líquido que impregna no corpo, produzida quando o sangue atravessa os vasos capilares e vazam pelo corpo), líquido esse que causa inchaço e celulite.

BENEFÍCIOS

Retirando a linfa acumulada entre as células, a drenagem linfática, por meio da estimulação, melhora a circulação corporal como um todo, relaxando-o e até estimulando por consequência, mesmo que maneira sutil a queima de gordura localizada. Confira a lista de benefícios da drenagem:

  • Oxigena os tecidos de forma mais eficiente;
  • Elimina toxinas do corpo;
  • Ajuda na cicatrização de tecidos;
  • Auxilia na recuperação de lesões musculares e articulares;
  • Ajuda no combate à celulite;
  • Combate o inchaço e retenção de líquidos;
  • Reduz hematomas.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA

Pessoas com quadros de hipertensão, insuficiência cardíaca ou com infecção, além de pacientes que estejam fazendo o uso de medicamentos para tratamentos como a quimioterapia são contraindicados.

Outra dúvida bem constante é se as grávidas podem fazer. E a resposta é, sim! Com a gravidez, problemas como retenção de líquidos viram rotina, portanto, a drenagem linfática pode em muito ajudar mulheres em fase de gestação, além de auxiliar no combate às estrias e celulite. Mas lembre-se: a drenagem só deve ser feita com o aval de seu médico.

Como a gestante não pode ficar de bruços, a massagem na região abdominal e da mama deve ser sutil.

MAXIMIZANDO A DRENAGEM LINFÁTICA

Alimentação Balanceada

Uma alimentação saudável não poderia deixar de ser citada. A inclusão de alimentos ricos em fibras como leguminosas, grãos e farelos; frutas como abacate, ameixa, banana, entre tantos outros podem ser ótimas escolhas. Além disso, a diminuição da ingestão de sódio, geralmente oriunda do consumo excessivo de sal e de produtos industrializados potencializa em muito a não retenção de líquidos.

APOSTE NA INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Se engana quem pensa que ingerir grandes quantidades de água ocasiona retenção; pelo contrário. Com a diminuição de líquidos no organismo, nosso corpo tem a tendência de reter água. Portanto, sempre ingira líquidos o máximo que puder, pois a água potencializa em muito a drenagem linfática.

NOVIDADE: DRENAGEM LINFÁTICA NA CLÍNICA ANACLETO BASSETTO

Além de referência em cirurgia plástica em Curitiba, a Clínica Anacleto Bassetto inclui em seus serviços a drenagem linfática corporal e facial. Agende agora mesmo sua consulta pelos telefones:  (41) 3339-6009 ou (41) 99659-0909 (Whatsapp).

Leave a Reply