Cirurgia Plástica Pós - Mastectomia - #OutubroRosa

A mastectomia é a cirurgia de remoção de toda a mama, como forma de tratamento do câncer. A reconstrução da mama após a mastectomia, pode ser feita de forma imediata (junto com a mastectomia) ou tardia, para as pacientes que deverão fazer radioterapia durante o tratamento contra o câncer.

Esse procedimento visa restaurar a forma, aparência e tamanho da mama, trazendo de volta a feminilidade, autoestima, sexualidade e outros fatores intimamente presentes no universo feminino.

Para cada caso, existe um procedimento diferente de reconstrução mamária. Dentre os mais comuns:

- Se a pele e a gordura da mama foi preservada, é possível fazer a mamoplastia com utilização de prótese de silicone para a reconstrução, atingindo um resultado satisfatório.

- Para os casos em que a mastectomia retirou a maior de gordura e pele - incluindo muitas vezes a aréola e o mamilo - o procedimento deverá ser feito através da retirada de uma parte da pele de outra região do corpo, que é utilizada para cobrir o local em que há escassez de tecidos.

Para a reconstrução mamária pós mastectomia, procure nossa clínica para saber mais e tirar suas dúvidas: Fone/Fax: (41) 3339-6009 whatsapp (41) 99659-0909 Rua Martim Afonso, 1363 | Champagnat | Curitiba

A importância do Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa é mundialmente conhecida por ser realizada anualmente no mês de outubro, buscando a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, melhorando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) informa que o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. É pensando nisso que o Outubro Rosa veio para lembrar as mulheres que precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

O Outubro Rosa leva a informação, assistência e amparo a todas as pessoas, fazendo com que muitas empresas, organizações e celebridades abracem a causa. São realizadas muitas ações de conscientização, tais como caminhadas, atividades ao ar livre, cursos, além de dispor de exames ou assistência médica voltada à abordagem do câncer de mama.

O autoexame é o principal foco do Outubro Rosa. A maioria das mulheres consegue detectar o câncer de mama apalpando os seios e as regiões próximas à procura de algum caroço.

De qualquer forma, a mamografia é o melhor método de prevenção, afinal o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma. A radiação utilizada para conseguir criar imagens de dentro da mama, pode revelar a presença de tumores ainda muito pequenos, imperceptíveis através do toque do autoexame.

O autoexame deve ser feito 1 vez ao mês, cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação, pois nessa época a mama está menos inchada e dolorida, facilitando a detecção qualquer alteração.

Para fazer o autoexame siga os seguintes passos:

- Levante o braço esquerdo, colocando a mão para trás da cabeça;

- Com a mão direita, apalpe cuidadosamente a mama esquerda, fazendo movimentos circulares, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo;

- Pressione o mamilo suavemente;

- Repita o processo na mama direita;

O caroço não é o único sintoma do câncer de mama. É preciso ficar atenta aos sinais que o corpo mostra:

- Alterações no formato ou no tamanho da mama; - Pele com aspecto anormal, semelhante à casca de laranja; - Vermelhidão, calor e dor, no caso de câncer de mama inflamatório; - Feridas e crostas na pele do mamilo (bico do seio); - Coceira frequente na aréola e no mamilo; - Inversão do mamilo/mamilo afundado; - Liberação de secreções ou sangue pelo mamilo; - Inchaços e nódulos nas axilas.

A recomendação é sempre procurar um médico assim que detectar qualquer anormalidade. O autoexame e a mamografia são indispensáveis, principalmente em mulheres acima dos 30 anos e que têm casos de câncer em familiares.

icon-foneFone/Fax: (41) 3339-6009
icon-fonewhatsapp  (41) 99659-0909
icon-localeRua Martim Afonso, 1363  |  Champagnat  |  Curitiba - PR  |   Brasil  |  CEP: 80730-030