Conheça as diferenças entre abdominoplastia e lipoaspiração

Saiba quais as diferenças entre os dois procedimentos e qual é o mais indicado para você.

A lipoaspiração e a abdominoplastia são as duas cirurgias plásticas mais realizadas pelos brasileiros. Por serem procedimentos, na maioria das vezes, realizados na mesma região do corpo, muitas pessoas não sabem a diferença entre eles, ou acham que são os mesmos procedimentos.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é o procedimento,que retira a gordura localizada através de um aparelho chamado lipoaspirador. As cânulas do lipoaspirador são introduzidas na pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram, por meio de um sistema de vácuo, a gordura localizada. O cirurgião mapeia os pontos onde as cânulas serão inseridas, de acordo com o objetivo do paciente e a sua anatomia.

Para quem é indicada a lipoaspiração

Esse procedimento é indicado para as pessoas que estão com excesso de gordura localizada, seja no abdômen, flancos (gordura lateral e costas), coxas, região dorsal, lateral das mamas, braços, submento (papada), entre outros. Porém, essa cirurgia não é considerada um tratamento para obesidade ou emagrecimento, mas sim para quem quer a retirada do excesso de gordura do corpo.

O procedimento e pós operatório A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia geral, peridural ou local, dependendo do número de regiões abordadas pelo procedimento. De modo geral, as cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas, quase imperceptíveis, medindo cerca de meio centímetro.

A recuperação da cirurgia é muito rápida, com uma semana já é possível voltar ao trabalho, mas sem excesso de esforço físico.

Usar uma cinta modeladora é indispensável após a lipoaspiração afinal ela comprime as regiões lipoaspiradas, ajudando na modelação da área, e ajuda a diminuir o inchaço comum após a cirurgia.

Resultados da lipoaspiração

Os resultados da lipoaspiração começam a aparecer logo após o corpo começar a desinchar, a partir do segundo mês. Com seis meses já é possível observar o resultado final.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia de retirada do excesso de pele e de gordura localizada, proporcionando mais firmeza dos músculos na região abdominal. Além disso, esse procedimento é capaz de remover estrias, tonificando e deixando a pele mais lisa.

Para quem é indicada a abdominoplastia

Esse procedimento é indicado para pessoas que perderam muito peso ou após a gestação, quando a região abdominal adquire flacidez. Tanto homens quanto mulheres podem realizar a cirurgia, porém, assim como a lipoaspiração, ela não é indicada como tratamento contra obesidade ou emagrecimento, mas sim quando há excesso de pele no paciente.

O procedimento e pós operatório

A abdominoplastia pode durar cerca de 3 horas e a recuperação total da cirurgia demora em média 2 meses, requerendo alguns cuidados como: - Evitar esforço físico durante, pelo menos, 15 dias - Usar cinta modeladora por até 3 meses depois da cirurgia - Evitar exposição solar enquanto a cicatriz estiver avermelhada

Os resultados são observados logo após a realização do procedimento. O resultado final, em que o paciente já apresenta a completa cicatrização, acontece entre oitavo e décimo segundo mês após a abdominoplastia.

Lipoaspiração + Abdominoplastia é possível

Apesar se serem distintas, as duas cirurgias podem ser feitas em conjunto, a chamada lipo-abdominoplastia. Primeiramente é realizada a lipoaspiração, que retira o acúmulo de gordura, dos flancos e do abdômen. Depois é feita a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e flacidez. O resultado é significativo para o corpo, contornando melhor as curvas e deixando o tronco mais definido.

Vale ressaltar que nem todas as pessoas estão aptas para os dois procedimentos. Afinal, essa combinação é indicada para quem tem excesso de gordura localizada no abdômen e flancos, além de excesso de pele e flacidez. A realização da cirurgia dependerá da avaliação do cirurgião plástico.

icon-foneFone/Fax: (41) 3339-6009
icon-fonewhatsapp  (41) 99659-0909
icon-localeRua Martim Afonso, 1363  |  Champagnat  |  Curitiba - PR  |   Brasil  |  CEP: 80730-030