10 dicas para o pós-operatório da cirurgia de orelhas de abano

orelhas de abano

Saiba como se recuperar da melhor forma e ter seus resultados otimizados

17 de julho de 2018

Você sabia que a otoplastia, a cirurgia de orelhas de abano, já pode ser realizada a partir dos seis anos de idade? O cirurgião plástico Anacleto Bassetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afirma que “de uma forma geral, a otoplastia pode ser feita a partir de anestesia geral, local e sedação. É feita uma incisão atrás da orelha, acompanhando a dobra natural da pele. Após a retirada do excesso de pele, a moldagem da cartilagem é feita, o que a deixa mais flexível”.

Bassetto ainda destaca que a cirurgia dura cerca de uma hora e é de risco muito baixo. “O objetivo é sempre deixar uma orelha com aparência natural e harmoniosa. A cicatriz é quase imperceptível. Além disso, a alta do paciente se dá no mesmo dia”, explica.

Dicas do pós-operatório da cirurgia de orelhas de abano

No pós-operatório da otoplastia, o paciente praticamente não sente dor. E, caso sinta, ela é facilmente controlada por analgésico. Confira abaixo as principais recomendações:

1. Evite sol, friagem e vento por cerca de 2 meses.

2. Cuide para não sofrer traumas no local nesse mesmo período.

3. Tome apenas os medicamentos indicados pelo seu cirurgião, obedecendo a quantidade e os horários previamente estabelecidos.

4. Mantenha o curativo de otoplastia conforme orientação do seu médico. É importante ter paciência.

5. Evite dormir de lado, em cima da orelha, por pelo menos 1 mês e meio.

6. Use a faixa de otoplastia indicada pelo seu médico.

7. Compareça em todas as consultas de pós-operatório da otoplastia. Em média, o paciente passa por 5 consultas dessas, podendo variar conforme sua evolução.

8. Aguarde a liberação do médico para fazer atividades físicas, como esportes de contato (em média 2 meses).

9. Alimente-se bem. Apesar de não ter restrições, após o segundo dia, é recomendável fazer refeições ricas em proteínas e vitaminas.

10. Evite ingerir medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, por exemplo, AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc. Ou qualquer medicação com efeito anticoagulante por pelo menos 15 dias depois da cirurgia.

No quesito curativo, saiba que no caso de crianças, é bem comum o cirurgião plástico optar pelo capacete de otoplastia. Esse é um tipo de curativo que oferece mais proteção e evita que ela mexa a região operada.

Confira algumas celebridades que fizeram otoplastia:

Alessandra Ambrosio, top model.
Brad Pitt, astro da Hollywood.
Luis Fabiano, jogador de futebol.
Daniel Alves, jogador de futebol.
icon-foneFone/Fax: (41) 3339-6009
icon-fonewhatsapp  (41) 99659-0909
icon-localeRua Martim Afonso, 1363  |  Champagnat  |  Curitiba - PR  |   Brasil  |  CEP: 80730-030