Já ouviu falar de tratamentos de beleza sem intervenção cirúrgica? Conheça a cosmiatria!

Quais serviços a cosmiatria pode te oferecer? Aprenda com a clínica Anacleto Bassetto!

05 de fevereiro de 2018

No meu consultório, ainda hoje recebo pessoas em busca de "milagres para beleza": transformações que de preferência não envolvam nenhum procedimento cirúrgico (acreditem, muitas pessoas tem medo de anestesia, cortes, etc).

E sim, esses procedimentos existem! Eles fazem parte da cosmiatria, uma área que você irá conhecer mais a fundo hoje.

Na definição etimológica, a palavra cosmiatria deriva de três radicais gregos: kosmetos (embelezar ou preservar a beleza) + iatros (ideia de médico, relativo à medicina) + ia (ofício, profissão ou ainda arte ou ciência). Ou seja, ela significa a arte ou ciência médica que estuda e trata a beleza humana em todos os seus aspectos e concepções.

Na minha concepção, a cosmiatria também é a ciência que estuda o processo de envelhecimento facial. Ela atua em diferentes planos da face, como pele, gordura, músculos e ossos, usando diversas tecnologias e tratamentos com o objetivo de atenuar os sinais do envelhecimento. Em minha clínica, procuro sempre avaliar o rosto da paciente por toda sua estética e também considerar o envelhecimento das células antes de indicar algum de meus procedimentos.

Para muitos, ainda, a cosmiatria é restrita à dermatologistas pelo fato de estar mais associada à prescrição de cremes para uso doméstico ou procedimentos não cirúrgicos. Mas, na verdade, muitos cirurgiões plásticos se especializam nessa área, já que ela serve também para procedimentos complementares às intervenções de cirurgias plásticas. Eu, por exemplo, trabalho há 20 anos com procedimentos pouco invasivos e de rápida recuperação, tendo participado, ainda em dezembro, da Jornada Paulista de Cosmiatria, curso promovido pela SBCP de São Paulo.

Como sempre procuro me manter atualizado sobre o mundo da estética, percebo que muitas de minhas pacientes ainda têm dúvidas em relação aos procedimentos sem intervenção cirúrgica. Resolvi tirar todas as dúvidas que recebo aqui nesta matéria. Confira:

Toxina Botulínica – Botox

O que é ?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é uma substância produzida em laboratório, utilizada para paralisar a musculatura da face, relaxando as rugas de expressão.

Pode ser usado em quais tipos de pele?

É recomendada para qualquer tipo de pele, tendo em vista que ela age profundamente na musculatura do rosto. Importante lembrar que o paciente sempre deve ser avaliado por um especialista.

O rosto pode ficar sem expressão?

Isso é um mito. Quando a aplicação é realizada por um médico especialista, o efeito ocorre somente nos locais desejados. Existem efeitos colaterais?

Podem ocorrer mínimo inchaço ou manchas roxas.

Dói muito?

É praticamente indolor, a utilização de creme anestésico e gelo no local minimiza a dor.

O resultado é imediato?

O resultado é perceptível depois de três dias da aplicação.

Quanto tempo dura o efeito?

Dura de 4 a 6 meses.

Peeling químico

O que é?

Peeling é a descamação da pele.

O tipo mais comum de peeling é o químico, realizado através da aplicação de um ou mais ácidos sobre a pele, e pode ser: superficial, médio ou profundo, dependendo do tipo, da concentração ou ainda da combinação de diferentes ácidos.

Pode ser utilizado em quais tipos de pele?

Geralmente indicado para peles claras, com menor chance de manchar. Pode ser utilizado no tratamento de acne na fase aguda, cicatrizes de acne, manchas na pele ou para remover rugas finas e melhorar a flacidez da pele.

A partir de que idade pode começar a usar?

A partir da adolescência, pode-se fazer peeling superficial para tratamento de acne.

Existem efeitos colaterais?

Sim, podem ocorrer manchas e cicatrizes, por esta razão cada paciente tem que ser avaliado e tratado por um médico especialista. O peeling requer muito cuidado com o sol.

O sol sempre envelhece, então, a recomendação que passamos para os pacientes é que utilizem protetor solar na face desde a infância e para sempre.

Dói muito?

A dor está diretamente relacionada à profundidade do procedimento, em casos menos incisivos pode ser realizado até mesmo sem anestesia.

O resultado é imediato?

Não. O peeling leva algumas semanas para mostrar seus resultados, já que a pele precisa se regenerar. É preciso cuidado e paciência nos primeiros dias pós-procedimento.

Quanto tempo dura o resultado?

O resultado dependendo da profundidade e do tipo de peeling. Deve-se avaliar cada caso e escolher o melhor peeling para cada paciente. Pode ser necessário reaplicar o peeling depois de semanas, meses ou até anos. A manutenção depende do cuidado do paciente no pós-procedimento.

Aparelho FRAXX

O que é o aparelho FRAXX?

O aparelho FRAXX é uma nova tecnologia que controla o efeito termal da radiofrequência através de um sistema eletrônico de fracionamento energético. Diferente de outras tecnologias que retiram toda a superfície da pele, o FRAXX executa o processo de forma fracionada, através de pequenas perfurações e poupando boa parte da pele.

O FRAXX pode ser usado em quais tipos de condições de pele?

O FRAXX tem o poder de diminuir as rugas, aumentar a firmeza da pele e melhorar as estrias e cicatrizes de uma forma menos agressiva. O procedimento também fecha os poros, deixando a pele mais lisa e regular.

A partir de que idade se pode fazer o procedimento?

Até adolescentes podem realizar o procedimento.

Existem efeitos colaterais?

Por ser fracionado, o FRAXX permite uma recuperação muito mais rápida e com menos efeitos colaterais indesejados, como manchas e cicatrizes, também estimula uma grande produção de colágeno na pele. A vermelhidão e descamação são naturais do processo, mas exigem cuidados como o uso de hidratantes de manhã e à noite e filtro solar a cada duas horas.

Dói muito?

A dor é um dos problemas deste tratamento, então é usado analgésico e anestesia local.

O resultado é imediato?

O resultado pode ser visto a partir de sete dias depois da primeira sessão, tempo necessário para a pele se regenerar. Porém, a melhora vai se tornando mais intensa de acordo com a repetição das sessões.

Quanto tempo dura?

Normalmente, o procedimento é indicado de três a cinco sessões com intervalos mensais. Porém, para quem quer um resultado pontual, também é possível fazer apenas uma aplicação para tratar uma área afetada por cicatrizes de acne, por exemplo. Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos da cosmiatria? Entre em contato comigo e perca o medo de fazer a transformação dos seus sonhos.

Por Anacleto Bassetto

Confira também: Próteses de silicone: conheça os modelos cônico, redonda e em gota

icon-foneFone/Fax: (41) 3339-6009
icon-fonewhatsapp  (41) 99659-0909
icon-localeRua Martim Afonso, 1363  |  Champagnat  |  Curitiba - PR  |   Brasil  |  CEP: 80730-030