5 coisas que você precisa saber sobre rinoplastia

Saiba tudo sobre a cirurgia que modela o nariz

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais comuns atualmente: segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery, é a quinta cirurgia mais procurada do mundo.

Com a finalidade de remodelar, corrigir, diminuir e afinar o nariz, a cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e com anestesia geral. Ela pode ser feita tanto para alterar a aparência quanto para corrigir complicações do nariz, como o desvio de septo, por exemplo.

O que devo saber sobre a rinoplastia?

#1 Que tipos de cirurgias de nariz existem?

Entre as principais, estão:

• Remoção do “calo” do nariz;

• Remodelagem da ponta do nariz;

• Endireitamento do osso;

• Correção nariz pós-acidente;

• Aumento ou diminuição do tamanho das narinas;

• Abertura das passagens respiratórias.

#2 Quando posso fazer a rinoplastia?

É ideal que se espere até, pelo menos, o tamanho adulto: 15 e 16 anos para meninas e um pouco mais tarde para os meninos. Porém, mesmo com essa idade, o recomendado é fazer uma consulta com um médico para que ele avalie com precisão se é possível realizar a cirurgia.

#3 Quais são os riscos?

Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos. Normalmente, podem sem constatados sangramentos, reações alérgicas à anestesia e infecções – sintomas que não há como prever. Outros possíveis efeitos colaterais são a dormência e o inchaço do nariz e por algum tempo.

#4 O que deve ser levado em conta para se decidir sobre a cirurgia?

Se a decisão estiver sendo feita por menores de idade, o processo inicial inclui conversas com os responsáveis junto a um médico especialista – que, no caso, seria o otorrinolaringologista. Com a avaliação dos riscos e benefícios da cirurgia, é preciso saber também se o adolescente está preparado para entender as implicações e consequências de um procedimento cirúrgico com resultado definitivo.

#5 Como é o pós-operatório?

Como a maioria das cirurgias, é preciso que haja tanto paciência por parte de quem passou pela cirurgia quanto apoio de pessoas que irão acompanhar o pós-cirúrgico junto ao paciente. Logo após a cirurgia, já é preciso manter a cabeça elevada por pelo menos 24 horas.

Os efeitos colaterais mais comuns após a cirurgia são dor local e inchaço. A aparência logo após a cirurgia pode não ser a desejada, mas o efeito passará em algumas semanas. Em alguns casos, pode demorar até alguns meses para que o nariz desinche e o resultado da cirurgia seja completamente visível.

Entenda o porquê do inverno ser a época mais indicada para cirurgias plásticas

Na clínica Anacleto Bassetto, você encontra um atendimento diferenciado e conta com uma equipe altamente qualificada.

Faça uma visita à clínica Anacleto Bassetto e tire suas dúvidas sobre a rinoplastia, além de conhecer a infraestrutura moderna e o atendimento que lhe é oferecido.

icon-foneFone/Fax: (41) 3339-6009
icon-fonewhatsapp  (41) 99659-0909
icon-localeRua Martim Afonso, 1363  |  Champagnat  |  Curitiba - PR  |   Brasil  |  CEP: 80730-030